O Nordeste é palco de diversas obras cinematográficas aclamadas e conhecidas pelo mundo inteiro. Leia o artigo e celebre a cultura nordestina com a SKY!
Na semana do dia 02 de agosto, ocorreu a Semana da Cultura Nordestina. A data escolhida é uma homenagem ao cantor e compositor pernambucano, Luiz Gonzaga, que faleceu nesse mesmo dia, no ano de 1989.
Além de Gonzaga, diversos talentos contribuíram e contribuem para o fortalecimento da cultura nos estados do Nordeste, através da música, da dança, da culinária... e, é claro, do cinema.
Para enaltecer a história do Nordeste na sétima arte, a SKY separou uma lista com sete filmes incríveis que se passam na região. Confira!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
- O Auto da Compadecida (2000)
- Deus é Brasileiro (2003)
- Lisbela e o Prisioneiro (2003)
- Gonzaga: De Pai pra Filho (2012)
- Boi Neon (2015)
- Aquarius (2016)
- Bacurau (2019)
O Auto da Compadecida (2000)
O Auto da Compadecida © 2000 Globo Filmes. Todos os direitos reservados.
O filme, baseado na obra teatral do paraibano Ariano Suassuna, marcou a história do cinema brasileiro ao eternizar os personagens de Selton Mello e Matheus Nachtergaele nas telonas
Contando com a produção e direção de Guel Arraes, a comédia dramática leva os telespectadores para a Paraíba de 1930, mais especificamente na cidade de Taperoá, onde Chicó (Selton Mello) e João grilo (Matheus Nachtergaele) vivem enganando a população do vilarejo para sobreviver.
Entre golpes em cangaceiros temidos e amores que parecem impossíveis, a dupla se aventura pelo Nordeste e garante até a presença de Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) e Jesus Cristo (Maurício Gonçalves) na obra.
O filme foi o mais assistido em seu ano de lançamento e garantiu quatro vitórias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator (Matheus Nachtergaele).
Se você ainda não assistiu ao filme nordestino ou quer revê-lo, corra já para a plataforma on demand da SKY e assista à O Auto da Compadecida quantas vezes quiser!
Deus é Brasileiro (2003)
Deus é Brasileiro © 2003 Globo Filmes. Todos os direitos reservados.
Enquanto O Auto da Compadecida conta com a presença de Nossa Senhora e de Jesus Cristo na trama, o filme dirigido pelo alagoano Cacá Diegues traz a participação de Deus para o cinema brasileiro.
A comédia acompanha a viagem de Deus (Antônio Fagundes) por Alagoas, Pernambuco e Tocantins, em busca de um santo para cobrir suas férias da humanidade. Para guiá-lo pelos estados do Nordeste, Deus conta com a ajuda do malandro Taocá (Wagner Moura) e da jovem Madá (Paloma Duarte).
O longa-metragem recebeu três indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, uma ao Festival de Cartagena, na Colômbia, e uma ao Troféu APCA – sendo vencedor na última premiação, na categoria de melhor ator, com Wagner Moura.
Lisbela e o Prisioneiro (2003)
Lisbela e o Prisioneiro © 2003 Globo Filmes. Todos os direitos reservados.
Garantindo mais uma aparição, o ator Selton Mello e o diretor e produtor Guel Arraes, voltam para a nossa lista com a comédia romântica Lisbela e o Prisioneiro, que é uma adaptação da peça teatral do escritor pernambucano Osman Lins.
A obra, gravada na capital de Pernambuco, conta a história da sonhadora Lisbela (Débora Falabella) e do malandro Leléu (Selton Mello). A dupla se conhece quando a jovem está prestes a casar e acaba se apaixonando. Com isso, o novo casal embarca em uma aventura com personagens típicos da história do Nordeste e entrega ao público uma final pra lá de inusitado.
O filme garantiu dois troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, com a Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator (Selton Mello).
Gonzaga: De Pai Pra Filho (2012)
Gonzaga: De Pai Pra Filho © 2012 Downtown Filmes. Todos os direitos reservados.
Não tinha como esse filme ficar de fora, né? Como o título já denuncia, o filme é inspirado na história de um dos maiores símbolos da música brasileira e das raízes nordestinas: Luiz Gonzaga, também conhecido como o Rei do Baião.
Com o papel do protagonista, Chambinho do Acordeon traz para as telonas a trajetória de Gonzaga pelo cenário musical, passando por sua origem no sertão nordestino, relações amorosas, carreira artística e relação complicada com o filho: Gonzaguinha, músico que é interpretado por Júlio Andrade.
A obra foi muito bem recebida pelo público e pela crítica, conquistando diversos prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2013, nas categorias de Melhor Longa-metragem de Ficção, Melhor Ator (Júlio Andrade), Melhor Ator Coadjuvante (João Miguel), Melhor Som e Melhor Direção.
Quer saber tudo o que se passa no filme? Assine um de nossos pacotes de TV SKY e assista à Gonzaga: De Pai Pra Filho quando e onde quiser , na nossa plataforma on demand!
Boi Neon (2015)
Boi Neon © 2015 Imovision. Todos os direitos reservados.
Escrito e dirigido por Gabriel Mascaro, Boi Neon transporta o público para o Nordeste do Brasil, onde apresenta o protagonista Iremar (Juliano Cazarré): um vaqueiro que aspira a carreira de estilista.
Entre uma vaquejada e outra, Iremar viaja pelos estados do Nordeste junto com seus companheiros de curral e com a motorista Galega (Maeve Jinkings) e sua filha Cacá (Alyne Santana). Assim, o grupo se torna uma família improvisada, mas muito unida.
Ao longo da trama, vemos a ambição do vaqueiro pelo mundo da moda crescer cada vez mais, em meio a um cotidiano intenso na área rural.
Não à toa, o filme se tornou um sucesso entre os cinéfilos do mundo inteiro, conquistando seu lugar no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no Festival do Rio e em mais de vinte festivais internacionais. Alguma dúvida de que o longa merece um espaço na sua lista de filmes?
Aquarius (2016)
Aquarius© 2016 Vitrine Filmes. Todos os direitos reservados.
Com direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho, Aquarius é uma parceria entre o Brasil e a França e concentra sua história no Recife, capital de Pernambuco.
Na orla da praia de Boa Viagem, encontramos o edifício Aquarius e sua única moradora, Clara (Sônia Braga), que vive no lugar há mais de 30 anos. Entre cenas de sua juventude e de suas relações com familiares e amigos, a protagonista recusa diversas propostas feitas por uma construtora que planeja demolir o prédio para dar lugar a um imóvel moderno.
O longa-metragem, assim como a atuação de Sônia Braga, recebeu grandioso destaque no mundo cinematográfico em 2016, levando a produção e o elenco para prestigiados festivais internacionais, como o de Cannes e o de Havana.
Nós não te contamos o final do filme, mas você pode assisti-lo no SKY Play quando e onde quiser: basta escolher um pacote de TV SKY e aproveitar todas as vantagens de ser assinante!
Bacurau (2019)
Bacurau © 2019 Vitrine Filmes. Todos os direitos reservados.
Repetindo a parceria, Sônia Braga e Kleber Mendonça Filho voltaram para o cinema juntos três anos depois com o filme Bacurau, uma das maiores produções brasileiras de 2019.
A obra, que também é franco-brasileira, se passa em um futuro próximo, na cidade que origina o título do filme. Após se despedir da matriarca Carmelita (Lia de Itamaracá), os habitantes de Bacurau começam a perceber atividades atípicas na região: drones voam pelo céu, carros são baleados e estrangeiros aparecem pela primeira vez.
O filme venceu seis categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Além disso, conquistou o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes, e mais de dez vitórias em outras premiações nacionais e internacionais.
A gente não dá spoiler de como o filme acaba, mas temos certeza de que você vai adorar. Acesse nossa plataforma on demand e assista à Bacurau agora mesmo!
Agora que você já tem uma lista de filmes para celebrar a cultura nordestina, chame a família, prepare a pipoca e confira o melhor da sétima arte com a SKY. Afinal, aqui, a gente se diverte junto!