Os Jogos Paralímpicos já vão começar e a SKY separou as principais informações sobre o evento. Leia o artigo e saiba mais!
Desde o encerramento dos Jogos Olímpicos, no último dia 08, muitas pessoas estão com saudade de acompanhar as equipes e atletas de diversos países na maior competição esportiva do mundo.
Se você faz parte desse grupo que não vê a hora de assistir às nações se enfrentando novamente, nós temos uma ótima notícia: os Jogos Paralímpicos já estão na área!
De 24 de agosto a 05 de setembro, você poderá torcer muito pela seleção brasileira e conferir 539 competições. Para não perder nenhum detalhe do evento, prepare-se para ficar de pé durante a madrugada, garanta seu pacote de TV com canais esportivos e curta muito com a SKY. 😀
E para ficar ainda melhor, a seguir você confere diversas curiosidades sobre as Paralimpíadas, expectativas para Tóquio e muito mais. Vem com a gente!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
- A origem dos Jogos Paralímpicos
- Esportes Paralímpicos em Tóquio
- Curiosidades sobre as Paralimpíadas
- Expectativas para a seleção brasileira
- Acompanhe o evento com a SKY!
A origem dos Jogos Paralímpicos
Vamos começar com uma breve aula de história: apesar de não ser uma certeza absoluta, acredita-se que as competições esportivas voltadas para pessoas com deficiência começaram a acontecer nos Estados Unidos e na Inglaterra, por causa da grande quantidade de soldados que voltaram da Segunda Guerra Mundial sem algum membro do corpo ou com traumas graves.
Os esportes serviam como uma forma de reabilitação e estimulação, tanto física quanto mental. Dessa forma, em 1948, foram realizados os primeiros jogos (que se tem registro) para pessoas com deficiência, em um hospital britânico. Mas não pense que a data e o local foram decididos do nada: no mesmo dia, estavam começando os Jogos Olímpicos de Londres, há poucos quilômetros do hospital.
Depois disso, atletas de outros lugares do mundo começaram a participar das competições e, em 1960, o mundo presenciou os primeiros Jogos Paralímpicos, em Roma, com cerca de 400 atletas, de mais de 20 países.
De lá para cá, o evento vem ganhando cada vez mais visibilidade e, agora, está indo para sua 16ª edição, com uma estimativa de 4,4 mil atletas. Incrível, né?
Esportes Paralímpicos em Tóquio
Como mencionamos, os Jogos Paralímpicos 2020 começam no dia 24 de agosto, terça-feira, às 8h da manhã no Brasil. A edição contará com 539 competições, em 22 modalidades. Muita coisa, né?
Assim como ocorreu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as disputas não contarão com a presença do público nas arenas, para evitar o aumento de casos da Covid-19. Mas calma, você vai poder curtir tudo da mesma forma!
Aliás, já pode ir preparando a torcida, porque no dia da estreia, a partir das 21h (no fuso horário de Brasília-DF), já será possível acompanhar cinco modalidades: basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, goalball, natação e tênis de mesa.
Dessas cinco modalidades, o Brasil estará presente em duas, logo de cara. Já no dia 24, a seleção masculina de goaball enfrentará a Lituânia, às 21h, enquanto a equipe feminina entrará em campo contra os EUA, na mesma modalidade, às 5h30. Além disso, o país também estreará com três grandes nomes da natação: Daniel Dias (classe S5), Phelipe Rodrigues (S10) e Carol Santiago (S12).
Mas claro que não precisamos nos restringir a essas competições, então, que tal conferir a lista com todas as modalidades paralímpicas? Veja a seguir:
• Atletismo
• Basquete em cadeira de rodas
• Bocha
• Ciclismo (estrada e pista)
• Esgrima em cadeira de rodas
• Futebol de 5
• Goalball
• Hipismo
• Judô
• Levantamento de peso
• Natação
• Parabadminton
• Paracanoagem
• Parataekwondo
• Remo
• Rugby em cadeira de rodas
• Tênis de mesa
• Tênis em cadeira de rodas
• Tiro
• Tiro com arco
• Triatlo
• Voleibol sentado
Curiosidades sobre o Brasil nas Paralimpíadas
A seleção brasileira já tem uma trajetória incrível nos Jogos Paralímpicos e está construindo um caminho cada vez mais brilhante. Para deixar a animação lá em cima antes do evento começar, separamos dez curiosidades sobre a história do país nos Jogos:
- O Brasil participou das Paralimpíadas pela primeira vez em 1972, na Alemanha;
- A primeira medalha foi conquistada nos Jogos Paralímpicos de Toronto, em 1976;
- O Brasil só não ganhou medalhas em 1972, ano de estreia, e em 1980;
- Até agora, a seleção paralímpica brasileira coleciona 301 medalhas: 87 de ouro, 112 de prata e 102 de bronze;
- Das 301 medalhas paralímpicas, 72 foram conquistadas em casa, no Rio 2016;
- Em Tóquio, a atleta brasileira mais experiente será Beth Gomes, recordista mundial no lançamento de discos, com 56 anos;
- Já nosso atleta mais novo será o nadador João Pedro Brutos, que tem 17 anos;
- Com 260 atletas no total, o Brasil conta com sua maior delegação em uma edição fora do país;
- De toda a equipe brasileira, 86 atletas irão competir nos Jogos Paralímpicos pela primeira vez;
- Enquanto isso, 69 atletas já são medalhistas.
Expectativas para a seleção brasileira
A seleção brasileira participará de 20 modalidades do evento, ficando de fora apenas do rugby e do basquete. E as expectativas por aqui já estão a mil! Afinal, já deu para perceber que a seleção brasileira tem tudo para trazer medalhas de ouro para o Brasil, né?
Um dos grandes destaques da seleção é o atleta Petrúcio Ferreira, considerado o melhor no atletismo. Petrúcio conquistou três medalhas na última edição e, em Tóquio, será nosso porta-bandeira junto com Evelyn Oliveira, jogadora de bocha.
No ciclismo, os holofotes se voltam para Lauro Chaman, que conquistou a medalha de prata em solo brasileiro e o título de melhor ciclista do ano.
Além da porta-bandeira Evelyn, a bocha conta com a participação de Evani Calado, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos do Rio 2016 e é a atual campeã da modalidade.
Na canoagem, as expectativas ficam para Caio Ribeiro, que garantiu o bronze nos 200 m em 2016. Já no halterofilismo, o nome mais comentado é o de Evânio Rodrigues, que subiu ao pódio no Rio com a medalha de prata, e foi eleito o melhor do ano na modalidade.
Quem também tem grandes chances de subir ao pódio novamente é a lutadora de judô Alana Maldonado, que conquistou o segundo lugar na categoria de até 70 kg nos Jogos de 2016.
Essas são só algumas das apostas para Tóquio, mas a seleção brasileira está cheia de atletas com desempenho excelente e que podem fazer história no outro lado do mundo.
Por falar em fazer história, vale lembrar que as vitórias não estão presentes só no pódio: a influência dos esportes e atletas na vida dos brasileiros, por si só, já é motivo de comemoração. Como estamos vendo desde o começo das Olimpíadas 2020, o esporte transforma a vida de milhares de pessoas!
Acompanhe o evento com a SKY!
Assim como nas Olimpíadas, o SporTV será o grande responsável pelas transmissões dos Jogos Paralímpicos em Tóquio. Todas as disputas, que acontecerão entre o fim da noite e começo do dia, no Brasil, poderão ser vistas nos seguintes canais:
- SporTV: 39 | 439 (HD)
- SporTV 2: 38 | 438 (HD)
- SporTV 3: 37 | 437 (HD)
Para torcer pela seleção brasileira e acompanhar o placar em tempo real, escolha já seu pacote SKY Pré-pago ou Pós-pago com os canais SporTV e curta o melhor do mundo esportivo 24 horas por dia.
E lembre-se: a trajetória das equipes e atletas vai muito além do que se passa na TV! O apoio ao esporte não deve acontecer só de quatro em quatro anos (ou cinco, como é o caso de Tóquio). No intervalo entre os jogos, há muitos treinos e campeonatos espetaculares que também merecem toda a nossa torcida.
No site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) , você acompanha tudo o que acontece no mundo dos esportes, confere o calendário do ano, tem acesso às inscrições para se tornar atleta e muito mais.
Não deixe a torcida acabar: acompanhe o dia a dia de atletas, compartilhe com a galera e incentive os esportes por onde for. Assim, chegaremos em Paris 2024 ainda mais fortes!
E aí, já se preparou para curtir os Jogos Paralímpicos? Com os canais esportivos da SKY , você pode torcer e acompanhar os jogos 24 horas por dia. Garanta seu pacote de TV e aproveite!