Para celebrar o aniversário de Fernanda Montenegro (16/10), a SKY te recorda de 3 grandes papéis da atriz!
A atriz Fernanda Montenegro completa 91 anos no dia 16 de outubro. Nada mais justo do que relembrar algumas das produções da TV e do cinema nacional em que a atriz participou e conquistou o público e a crítica para comemorar esse marco. Confira com a SKY!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
- O Auto da Compadecida
- Babilônia
- Doce de Mãe
O Auto da Compadecida
O filme O Auto da Compadecida é uma comédia dramática nacional, lançada em 2000, com direção de Guel Arraes e roteiro de Adriana Falcão. Toda a obra é baseada na peça original de mesmo nome, produzida por Ariano Suassuna em 1955. Mas conta também com outras influências, como O Santos e a Porca, Torturas de um Coração e Decamerão.
Em seu ano de lançamento, foi o filme de maior bilheteria. Também foi premiado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, vencendo em 4 categorias: melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator (Matheus Nachtergaele).
Nessa incrível obra, considerada como um dos melhores filmes nacionais, a atriz Fernanda Montenegro interpretou a própria santa, Nossa Senhora da “Compadecida”. Ela foi, inclusive, elogiada por Ariano Suassuna (autor da peça que inspirou o filme), que gostou muito de sua atuação e performance no papel.
O Auto da Compadecida © 2000 Rede Globo Produções. Todos os direitos reservados;
Babilônia
Em Babilônia, uma das novelas brasileiras produzidas pela Globo, o enredo principal gira em torno de três mulheres. Beatriz é uma pessoa que tem sede de poder e não tem medo de usar sua sensualidade para conseguir o que deseja, enquanto isso, Inês é completamente frustrada e tem verdadeira obsessão por Beatriz, que é sua amiga de infância. Por fim, temos Regina, que é uma mulher simples com muita vontade de vencer na vida. No entanto, todas são bastante ambiciosas e têm sua vida entrelaçada por um crime.
Nessa obra cheia de tensão, Fernanda Montenegro interpreta Teresa. Seu papel ficou muito famoso à época e também recebeu muitas críticas preconceituosas por trazer um beijo gay no horário nobre da TV aberta. Isso porque a personagem Teresa era casada com outra mulher, Estela (interpretada por Nathalia Timberg). Ainda assim, Fernanda Montenegro rebateu críticas e defendeu a diversidade e representatividade inerentes ao papel.
Babilônia © 2015 Rede Globo Produções. Todos os direitos reservados.
Doce de Mãe
A série Doce de Mãe tem Fernanda Montenegro como protagonista, no papel de Dona Picucha, uma senhora de 85 anos e mãe de 4 filhos. Tudo em sua vida sofre uma reviravolta quando sua empregada e amiga, Zaida, decide se mudar após o casamento. Com isso, os filhos precisam decidir quem irá ficar com a mãe e tudo acaba em um desdobramento cômico e até emocionante.
Os retornos da produção foram bem satisfatórios, considerando que Fernanda Montenegro levou o Emmy Internacional de melhor atriz em 2012 por seu papel como Dona Picucha e, ainda, a série venceu o Emmy Internacional 2015 como melhor comédia. Demais, né?
Doce de Mãe © 2012 Rede Globo Produções. Todos os direitos reservados.
Se você é fã de novelas e filmes nacionais, acompanhe o SKY Blog e aproveite os conteúdos e indicações que a gente traz por aqui. Com a SKY, sua diversão é garantida!