Vem com a SKY saber mais sobre esporte inclusivo e aproveite para conferir as expectativas para as Surdolimpíadas 2022!
Não é novidade que a SKY incentiva o esporte e, mais do que isso, também incentiva e preza pelo respeito às diferenças e à inclusão de todas as pessoas. Então, nada mais justo do que falar sobre esses dois assuntos juntos, não acha?
Para ficar ainda melhor, o SKY Blog contou com a ajuda do influenciador Gabriel Isaac (@isflocos), que já esteve com a SKY incentivando a torcida nas Paralimpíadas de 2021. Dessa vez, ele nos contou um pouco sobre as expectativas para as Surdolimpíadas, que em 2022 vão ocorrer aqui no Brasil, e deu a letra de como você pode contribuir. Vem com a gente e saiba mais sobre esse evento e entre de cabeça no assunto!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
- Importância da inclusão no esporte
- Surdolimpíadas 2022
Importância da inclusão no esporte
O esporte é uma ferramenta de grande apoio na inclusão social, promovendo não só a convivência em grupo, mas o respeito ao próximo e o crescimento pessoal. A prática esportiva favorece o desenvolvimento de capacidades motoras e cognitivas, permitindo também que a pessoa reconheça os próprios limites. No caso das pessoas com deficiência (PCD), o envolvimento com outros na prática do esporte pode ainda fortalecer a motivação para buscar superar certas limitações e ajudar no processo de inclusão de forma prática.
Mais do que isso, é preciso reforçar a luta contra o capacitismo, entendendo que o esporte pode também ser um grande aliado para mostrar o potencial das pessoas com deficiência, independentemente de qual seja, deixando qualquer estereótipo limitante para trás.
Surdolimpíadas 2022
Hoje, há diferentes eventos esportivos voltados às pessoas com deficiência, como é o caso das Paralimpíadas, que ocorreram em 2021. Em maio deste ano, devem ocorrer as Surdolimpíadas, que serão sediadas em nosso país. É a primeira vez que um país da América Latina receberá o evento, um marco bastante simbólico, especialmente ao considerar que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil com algum problema relacionado à surdez.
Imagem: Divulgação/Surdolimpíadas | Todos os direitos reservados.
Vale dizer que as Surdolimpíadas são organizadas pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, e que o evento ocorre a cada quatro anos, desde 1924. A primeira edição foi sediada em Paris, na França, e se tornou o primeiro evento esportivo oficial para PCDs.
Agora, para 2022, a expectativa é receber cerca de 4.500 surdoatletas, com equipes de mais de 100 países, para disputar as 21 modalidades da competição: atletismo, badminton, basquete, vôlei de praia, boliche, ciclismo, futebol, golfe, handebol, judô, karatê, mountain-bike, orientação, tiro esportivo, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, vôlei, luta livre e luta greco-romana.
Inclusive, o Gabriel Isaac já nos contou que, para ele, não dá para escolher só uma favorita, mas que adora acompanhar principalmente o atletismo, o vôlei de praia, o boliche, o ping pong e a natação. E você, depois de ver a lista, já sabe qual a sua preferência?
Faça a sua parte!
Não há pessoa melhor para falar sobre o incentivo às Surdolimpíadas do que uma pessoa surda, por isso, conversamos com o Gabriel Isaac e trouxemos para você um pouco desse papo. E um primeiro ponto é lembrar que você pode contribuir muito para a inclusão das pessoas com deficiência ao incentivar e dar visibilidade a eventos como esse, valorizando o trabalho dos atletas e preparadores e vendo o potencial de cada um deles, sem estigmas.
Quando perguntamos a ele o que espera das Surdolimpíadas, disse que a expectativa é que elas tragam “mais visibilidade para a comunidade surda [...], porque os surdos também são esportistas e as Surdolimpíadas são um evento mundial”. Ele também reforçou que “deseja que a Libras seja valorizada, assim como nossa cultura, e que as pessoas conheçam mais sobre tudo isso”.
O influenciador também deixou claro que essa tarefa não é tão complicada quanto parece, pois assim como contamos com intérpretes para línguas faladas, também podemos contar com intérpretes para a Libras, que é uma língua de sinais. Dessa forma, traduzindo tudo para uma língua oralizada e permitindo que os expectadores tirem todo o proveito do campeonato, mesmo que não compreendam ou utilizem a Libras.
Essa é também uma grande oportunidade para que as grandes empresas, marcas e a mídia deem visibilidade às pessoas surdas. Afinal, a comunidade surda faz parte de nossa sociedade, participando da política, convivendo nos mesmos espaços, praticando atividades de lazer, competições e esportes. É preciso, então, voltar os olhares a esse fato e oferecer espaços acessíveis, inclusivos e adaptados a todas as pessoas. E não há forma melhor de fazer isso do que em meio a um evento tão importante, não é mesmo?
Por fim, o Gabriel Isaac nos disse que fazer tudo isso é a melhor forma de igualdade e que espera que “vocês comecem esse processo ao assistir às surdolimpíadas, porque é uma grande oportunidade para conhecer a cultura surda e a Libras”. Com certeza você deve ter ficado com vontade de assistir, então fique ligado na programação da SKY para acompanhar a competição, que vai de 1 de maio até dia 15 do mesmo mês!
Imagem: Divulgação/Surdolimpíadas | Todos os direitos reservados.
E aí, gostou de saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o SKY Blog para mais informações e, se ainda não é cliente SKY, aproveite para conhecer os nossos pacotes e ter acesso à melhor programação da TV. Aqui, a gente se diverte junto!