Saiba mais sobre os Jogos Paralímpicos de Inverno e confira detalhes do desempenho do Brasil em cada modalidade!
Entre os dias 4 e 13 de março, ocorreram os Jogos Paralímpicos de Inverno, apelidados de Pequim 2022. O evento, que foi realizado na China e ocorre a cada 4 anos (logo após os Jogos Olímpicos de Inverno), contou com 78 modalidades, em provas de gelo e neve.
A competição é um evento multidesportivo internacional, destinado a atletas com deficiência física (o que inclui deficiência de mobilidade, amputações, cegueira e paralisia cerebral).
Assim como trouxemos aqui no SKY Blog os detalhes das Olimpíadas e Paralimpíadas, separamos para você um resumo da participação do Brasil nos Jogos de Inverno. Confira!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
- Brasil nas Paralimpíadas de Inverno 2022
Brasil nas Paralimpíadas de Inverno 2022
A delegação brasileira participou de sua 3ª Paralimpíada de Inverno, com um número recorde de competidores (seis), competindo em duas modalidades. Veja os detalhes:
Cross-country
O para-esqui cross-country contou com 5 atletas brasileiros, competindo nas categorias masculina e feminina. As provas são baseadas em distância e tipos de deficiências, e o Brasil esteve presente em todas as provas da categoria sitting (eventos de longa distância, média distância e sprint, com quilometragens entre 1 e 18 km).
Vale destacar que, antes mesmo das competições começarem, dois atletas brasileiros dessa modalidade marcaram presença: Cristian Westemaier Ribeira e Aline dos Santos Rocha, que carregaram a bandeira de nosso país na cerimônia de abertura (dia 03/03).
Imagem: Divulgação / Reprodução. Todos os direitos reservados.
A seguir, veja o resultado da delegação brasileira em cada uma das principais provas.
Longa Distância Sentado (masculina) - 05/03
- Westemaier — 14º lugar
- Rocha — 19º lugar
- Lula — 20º lugar
- Santos — 23º lugar
Sprint Sentado (curta distância) - 09/03
*Os outros atletas não obtiveram classificação.
Média Distância Sentado - 11/03
- Westemaier — 13º lugar
- Rocha — 18º lugar
- Lula — 20º lugar
- Santos — 27º lugar
Além disso, a atleta Aline dos Santos obteve um resultado histórico: na prova de longa distância do feminino, ficou em 7º lugar, após percorrer 15 km em 50min45s7. Esse foi o melhor resultado femino do Brasil em Jogos de Inverno. Demais, né?
Snowboard
No snowboard cross, quem competiu pelo Brasil foi André Barbieri. Na etapa classificatória, que serve para separar previamente as baterias da final, o atleta ficou em 13º lugar. Depois, na primeira prova valendo medalha (realizada em 07/03), ele chegou até as quartas de final, ficando em 4º lugar na sua bateria e não avançando à próxima fase.
André Barbieri, atleta paralímpico brasileiro. | Foto: Ale Cabral / CPB | Todos os direitos reservados.
Com isso, no ranking final dos Jogos, ele manteve a 13ª posição, obtida na classificatória.
Surpreendentemente, André Barbieri também ficou na 13ª posição na competição de snowboard banked slalom (realizada em 11/03). Estavam competindo outros 15 atletas e a medalha de ouro ficou com o chinês Zhongwei Wu, com o tempo de 1min10s85.
Curtiu o resumo? Continue acompanhando o SKY Blog para mais cobertura de eventos esportivos. E, se ainda não é cliente SKY, escolha e assine já o pacote que mais combina com o seu lar. Aqui, a diversão é garantida para toda a família!