Confira os detalhes que a SKY separou sobre a temporada 2021/22 da maior liga de basquete do mundo!
O SKY Blog já trouxe todos os detalhes sobre como funciona a NBA (você pode conferir clicando aqui). Então, nada mais justo do que também trazer uma atualização sobre a nova temporada, que teve início no fim de outubro. Vem com a gente e saiba os detalhes!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
- NBA 2021/22
- Favoritos ao título
- Continuação do formato Play-in
- Datas importantes
- Vacinas e protocolos sobre Covid
NBA 2021/22
O formato da competição da NBA continua o mesmo do ano anterior, mas essa nova temporada marca o retorno definitivo e completo do público às arenas dos EUA após o período de pandemia. Inclusive, o único time canadense da liga (Toronto Raptors) volta para casa após um ano de jogos na Flórida, devido às limitações de viagem do período.
A liga está também cada vez mais internacional, com jogadores de 42 países diferentes, sendo transmitida para 215 nações ou territórios, em 50 idiomas. Demais, né?
Claro que algumas pequenas mudanças surgiram, especialmente em relação aos jogadores e técnicos. Os astros que mudaram de camisa e jogam, agora, para outros times são: Russell Westbrook (está no Los Angeles Lakers), Kyle Lowry (está no Miami Heat), Kemba Walker (está no New York Knicks) e DeMar DeRozan (está no Chicago Bulls).
Já os times que tiveram alteração de técnico foram: Portland Trail Blazers, Indiana Pacers, New Orleans Pelicans, Dallas Mavericks, Orlando Magic, Boston Celtics e Washington Wizards. Fora isso, a maior liga de basquete do mundo segue com tudo igual.
Favoritos ao título
De acordo com os especialistas e considerando a performance dos times, já há alguns favoritos ao título da temporada 2021/22 da NBA, claro que tudo ainda pode mudar. Mas, por enquanto, a lista dos preferidos é a seguinte:
- Brooklyn Nets
- Milwaukee Bucks
- Los Angeles Lakers
- Utah Jazz
- Phoenix Suns
Para saber se realmente um desses sai como campeão, só assistindo aos jogos da liga!
Milwaukee Bucks, vencedores da NBA 2020/2021 e um dos favoritos ao próximo título. | Foto: Divulgação.
Continuação do formato Play-in
Nas duas últimas temporadas da NBA, o formato play-in fez sucesso, então tudo indica que ele veio para ficar, pois seguirá na temporada 2021/2022. Esse formato garante que os seis primeiros colocados de cada conferência tenham vaga garantida nos playoffs e, então, os quatro times que ficarem entre a sétima e décima colocação passam por uma eliminatória, a fim de decidir quem irá ficar com as duas vagas restantes.
O sistema de escala dos jogos funciona assim: os sétimos colocados enfrentam os oitavos e os nonos jogam contra os décimos. Quem ganhar a partida entre sétimos e oitavos, já está classificado para os playoffs. Quem perder nessas partidas, tem ainda mais uma chance, jogando contra os vencedores das partidas entre nonos e décimos colocados. Assim, basicamente, quem fica em sétimo ou oitavo só precisa de uma vitória (em até duas chances) para ir aos playoffs, enquanto quem fica em nono ou décimo precisa da vitória em duas partidas para garantir a classificação. Ufa, é regra que não acaba mais!
Datas importantes
A temporada já começou, mas que tal anotar algumas datas importantes no seu calendário e não perder nenhum grande momento da competição daqui pra frente? Confira todas:
- 28 de setembro — Início dos treinos de pré-temporada
- 3 a 15 de outubro — Jogos de exibição da pré-temporada
- 19 de outubro — Início da temporada
- 10 de fevereiro — Data-limite para trocas
- 18 a 23 de fevereiro — All-Star Break (Jogo das Estrelas no dia 20)
- 10 de abril — Fim da temporada regular
- 12 a 15 de abril — Torneios de Play-in
- 16 de abril — Início dos Playoffs
- 2 de junho — Início da Final da NBA
- 19 de junho — Possível jogo 7 da Final da NBA
- 23 de junho — Draft 2022
Vacinas e protocolos sobre Covid
Até o momento, menos de 5% dos jogadores da NBA não tomaram pelo menos uma dose das vacinas contra a Covid-19. Insistindo na decisão, os jogadores devem enfrentar restrições, como o uso de máscara nas arenas e nas viagens, distanciamentos dos companheiros, testes de Covid constantes e quarentenas maiores caso tenham contato com infectados ou apresentem sintomas da doença.
Também vale dizer que algumas cidades, como é o caso de Nova York e San Francisco, já têm leis que obrigam os atletas a se vacinarem para que possam praticar atividades em locais fechados, o que, inclusive, gerou uma polêmica com o jogador Kyrie Irving, que se recusou a tomar as doses do imunizante. Por fim, para os árbitros e oficiais de jogo, a vacinação é obrigatória em todos os jogos da liga.
Ainda não é cliente SKY? Então assine já o seu pacote e não esqueça de escolher uma das opções que conta com o canal Sport TV (39 SD e 439 HD na SKY), onde são transmitidos todos os jogos da NBA. Se divertir nunca foi tão fácil!