A SKY também é fã de esportes. Então, nada melhor do que contar mais pra você sobre o surf, que tem conquistado o público!
Recentemente, nas Olimpíadas de Tóquio, o público ficou vidrado na tela para assistir à estreia do surf como modalidade olímpica. Se esse foi o seu caso, com certeza deve ter ficado com a curiosidade aguçada para saber mais sobre como funciona o torneio desse esporte tão incrível. Por isso, hoje a SKY te conta mais detalhes sobre o circuito mundial de surf e revela quem são os maiores campeões da história. Vem conferir!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
- Como funciona o circuito mundial de surf?
- Conheça os maiores campeões do mundial de surf
- Onde assistir ao mundial de surf?
Como funciona o circuito mundial de surf?
O circuito mundial de surf masculino é, atualmente, a maior competição dessa modalidade esportiva. Anualmente, o torneio é organizado pela liga profissional WSL, reunindo os melhores surfistas do mundo.
No total, são 34 atletas, divididos em dois grupos: WCT e WQS. O primeiro reúne apenas a elite do surf, enquanto o segundo se caracteriza como uma “divisão mais baixa”. Além desses 34, ao longo da competição são convidados outros 2 surfistas, somando 36 ao todo.
O campeonato mundial não tem grandes mistérios: é formado por 11 etapas (cada uma com 7 fases) e, conforme vão ocorrendo, os atletas vão somando pontos. A classificação atualizada pode ser acessada diretamente no site da WSL (para ver, clique aqui).
No momento (13 de agosto), está sendo disputada a etapa Open México, que ocorre entre os dias 10 e 20 de agosto, na praia de Barra de la Cruz. Essa é a penúltima etapa da temporada e a final será realizada dos dias 9 a 17 de setembro, na Califórnia.
Entram na disputa decisiva apenas os 5 primeiros atletas do ranking mundial de surf. Por enquanto, os brasileiros Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira (campeão olímpico) já têm vaga garantida, pois ocupam, respectivamente, as três primeiras posições do campeonato.
Conheça os maiores campeões do mundial de surf
Agora que você já sabe como funciona o campeonato mundial de surf, que tal saber quem são os maiores campeões da história? Confira a lista que o SKY Blog separou para você:
- 11 títulos — Kelly Slater (Estados Unidos);
- 4 títulos — Mark Richards (Austrália);
- 3 títulos — Andy Irons (Hawaii), Tom Curren (Estados Unidos) e Mick Fanning (Austrália);
- 2 títulos — Tom Carroll (Austrália), Damien Hardman (Austrália), John John (Hawaii) e Gabriel Medina (Brasil).
É uma honra ver o nome de um brasileiro ao lado de tantas lendas do surf. Cada vez mais, o esporte tem se destacado e novos nomes tem surgido, como é o caso de Ítalo Ferreira, que também fez história para o Brasil, recentemente, nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Mas e nas finais da WSL, será que teremos a honra de ver um brasileiro como campeão do mundo de novo? Vamos ter que esperar para descobrir, enquanto isso, prepare a torcida!
Onde assistir ao mundial de surf?
As transmissões ao vivo do circuito mundial de surf são feitas pelo canal do YouTube da World Surf League Championship Tour (WSL). Mas você também pode assistir direto em sua TV, pelo canal ESPN (197 SD e 597 HD) na SKY.
Nada como curtir o melhor da programação. Então, se ainda não é assinante, compare e escolha o pacote que mais combina com a sua família. Assim, você aproveita os esportes e também garante diversão para todo mundo com milhares de conteúdos incríveis!