Conteúdo SKYBR | Blog | Fullbanner post - Copa do Nordeste
Copa do Nordeste: Campeonato Chega a Grande Decisão
Conteúdo SKYBR | Texto blog post - Copa do Nordeste
A SKY te conta tudo sobre como foi a Copa do Nordeste até aqui, explica o regulamento e muito mais. Acesse e confira!
A Copa do Nordeste, também conhecida como Lampions League, está chegando ao fim e logo saberemos qual é o melhor time da temporada.
Com partidas intensas e gols espetaculares, o estadual já passou pela fase de grupos, quartas de final e semifinal, levando o Bahia e o Ceará novamente para a última fase da disputa, que acontecerá nos dias 1º e 8 de maio.
Para que você possa assistir aos últimos jogos com a memória fresquinha, a gente te convida para relembrar tudo o que aconteceu com os times do nordeste até agora. Vamos lá?
Índice — neste artigo você vai encontrar:
Regulamento da Copa do Nordeste
Saiba quando e onde assistir à Copa do Nordeste
Times que disputam a Copa do Nordeste
Resumo das últimas rodadas da Copa do Nordeste 2021
Relembre quem ganhou a Copa do Nordeste 2020
Regulamento da Copa do Nordeste
Apesar das medidas de segurança estabelecidas por conta do coronavírus, o regulamento da competição, em sua essência, continua o mesmo do ano anterior, dividido em quatro fases:
1ª fase:
Os 16 times são divididos em dois grupos (A e B), através de um sorteio e com os times do mesmo estado em lados opostos;
Os grupos se enfretam em jogos de ida, com oito partidas para cada time;
Depois das oito rodadas, os quatro melhores times de cada grupo garantem suas vagas nas quartas de final;
O desempate das quartas de final é decidido por: maior número de vitórias, maior quantidade de gols, maior número de gols prós, menor quantidade de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, exatamente nessa ordem.
2ª fase:
Cada grupo inicial é dividido em dois, totalizando quatro novos grupos (C, D, E e F);
Os primeiros colocados se juntam aos últimos colocados de seus grupos iniciais, e os que ficaram em 2º lugar se juntam com os que garantiram a 3ª colocação;
Os times disputam jogos únicos e o mando de campo vai para quem mais se destacar na 1ª fase;
Para desempate dos jogos, será usada a disputa de pênaltis.
3ª fase:
Os ganhadores da fase anterior são divididos em dois novos grupos (G e H), com dois times em cada;
Assim como na 2ª fase, os jogos são únicos e o mando de campo é do time que apresentar melhor campanha nas duas primeiras fases;
Os desempates são decididos por: maior número de pontos, maior número de vitórias, maior quantidade de gols feitos, número de gols prós, menor quantidade de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nessa ordem.
Para desempatar os jogos, também será feita a disputa de pênaltis.
4ª fase:
Na última etapa haverá um grupo (I) com as duas equipes vencedoras da 3ª fase;
Os times se enfrentarão em dois jogos, com mando de campo decidido pela melhor campanha, somando todas as fases anteriores;
Os critérios utilizados para o desempate de campanha são os mesmos da etapa anterior;
Em caso de empate de número de pontos, a vitória é dada ao time com melhor saldo de gols nos jogos da final;
Se houver empate em número de pontos e de saldo de gols, os times se enfrentarão na disputa de pênaltis.
Times do grupo A
4 de Julho
Pela primeira vez no mais famoso campeonato do nordeste, a equipe de Piripiri, no Piauí, chega aos campos com o técnico cearense Flávio Araújo e traz como destaque os jogadores Ted Love, Italo Pica-Pau e Chico Bala.
Bahia
Considerado o maior time do nordeste, o Bahia está na final do campeonato, sendo treinado por Dado Cavalcanti. Como uma das apostas para 2021, a equipe traz para jogo o zagueiro Patrick de Lucca, que rendeu comentários positivos no Sub-20 do time.
Ceará
Quem também chegou à final foi o Ceará, atual campeão do campeonato. A equipe se classificou nas três primeiras fases, sendo comandada pelo técnico Guto Ferreira.
Confiança
Treinado por Daniel Paulista, o time alcançou os holofotes no ano passado e chegou à Copa do Nordeste para enfrentar seu maior desafio.
CRB
Com Roberto Fernandes como técnico, o time alagoano manteve no elenco boa parte dos jogadores que disputaram o último Campeonato Brasileiro.
Sampaio Corrêa
Campeão da Copa do Nordeste de 2018, o time de São Luís (MA) chegou à disputa com o treinador Rafael Guanaes e jogadores não tão conhecidos, mas com muito potencial.
Santa Cruz
O time pernambucano permaneceu com boa parte dos jogadores da temporada de 2020 e trouxe para o campeonato seu novo técnico, João Brigatti.
Treze
Após dois anos fora, o time voltou para o campeonato com o novo técnico do pedaço: o ex-jogador Marcelinho Paraíba.
Times do grupo B
ABC
O time chegou à temporada com o técnico Sílvio Criciúma e contou com uma mistura de nomes novos e outros já conhecidos para disputar os jogos.
Altos
O time foi fundado em 2013 e, de lá para cá, disputou a Copa do Nordeste quatro vezes. Entre os jogadores treinados por Fernando Tonet, podemos destacar Mondragon e Roger Gaúcho.
Botafogo
O time, que foi vice-campeão do regional em 2018, chegou para o desafio com o técnico Gerson Gusmão.
CSA
Comandado pelo técnico Mozart Santos, o time alagoano chegou ao torneio com um time mesclado de jogadores novos e com mais tempo de casa.
Fortaleza
Durante a temporada, Enderson Moreira coordenou bem sua equipe e chegou até a semifinal, mas não conseguiu conquistar a taça do nordestão pela segunda vez.
Salgueiro
Apesar do contratempo com as finanças, o time pernambucano entrou na disputa pela taça com o técnico português Daniel Neri, que conduziu o time à vitória no Campeonato Pernambucano de Futebol em 2020.
Sport
Com uma das maiores torcidas do nordeste, o Sport passou pelo campeonato estadual com o treinador César Ricardo de Lucena.
Vitória
Com quatro títulos, Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste até agora e garantiu sua vaga na semifinal em 2021, com as estratégias de Rui Chagas.
Resumo das últimas rodadas da Copa do Nordeste 2021
Fase de grupos
Os quatro times vencedores do grupo A foram: Ceará (16 pontos), Bahia (13 pontos), CRB (13 pontos) e Sampaio Corrêa (11 pontos);
Já o quarteto vitorioso do grupo B foi composto pelos seguintes times: Fortaleza (17 pontos), Vitória (13 pontos), Altos (11 pontos) e CSA (11 pontos);
Os oito times eliminados na 1ª fase, em ordem de pontuação, foram: ABC (10), Treze (9), Salgueiro (8), Confiança (8), Botafogo (8), 4 de Julho (8), Sport (6) e Santa Cruz (3).
Quartas de final
Na disputa contra o time Sampaio Corrêa, o Ceará garantiu sua vaga na semifinal com um placar de 3 x 0;
No jogo entre Vitória e Altos, o time baiano levou a melhor, marcando dois gols no adversário e levando apenas um;
Fortaleza e CSA se enfretaram e o jogo acabou em 2 x 1 para o time cearense;
Jogando contra o CRB, o Bahia passou para a semifinal, fazendo quatro gols em seu oponente, que não marcou nenhum.
Semifinal
No primeiro jogo da semifinal, o Ceará marcou 2 gols no adversário, Vitória, garantindo sua vaga na útima fase novamente;
O jogo entre Fortaleza e Bahia acabou em 0 x 0 e o desempate ocorreu nos pênaltis. Com um placar de 4 x 2, o Bahia venceu o jogo e garantiu sua participação na final contra o mesmo adversário do ano anterior.
Saiba quando e onde assistir à Copa do Nordeste
Os times favoritos à vitória se enfrentarão nos dias 1º e 8 de maio para decidir o campeão, com horários a confirmar. Você pode acompanhar todos os lances da final direto na sua TV, com o canal adicional da Copa do Nordeste.
Quem ergueu a taça da 17ª edição do campeonato foi o Ceará!
Após enfrentar uma pausa, estabelecida para conter a pandemia de coronavírus, a temporada voltou com os jogos todos concentrados na Bahia, estado do atual vice campeão.
No primeiro jogo da final, o Ceará ganhou de 3 a 1 do Bahia, com gols de Fernando Sobral, Cléber e Mateus Gonçalves. Já na segunda partida, o time garantiu o título com um único gol de Cléber, no segundo tempo, e se tornou bicampeão da Copa do Nordeste. E aí, será que a terceira vitória do regional está chegando?